Drenagem Linfática e suas pérolas parte II

Comentários

8

Lilian Wakebe

junho 18, 2013 2:43 pm Responder

Pois é Mari, voce terá um arsenal quase que infinito para seu Blog. Escute essa:
“Nós sabemos que hoje as técnicas de drenagem são Vodder, Leduc e voce.”
Como assim? A palestrante proferiu essa pérola num congresso com quase 200 profissionais presentes, como se tal afirmação fosse positiva. Ela não percebe que sua atitude incentiva centenas de profissionais a “desenvolverem” parcos métodos de drenagem linfática, desvirtuado a técnica e confundindo pessoas leigas que se utilizam desse serviço.
Esses profissionais que inventam novas modalidades de drenagem linfática baseadas em escassas experiências clínicas promovem um desserviço gerando insegurança por parte da classe médica com relação aos bons e sérios profissionais esteticistas. Por simples preguiça de seguir o método original, que sabemos, demanda compromisso, dedicação e esforço contínuo além de muito estudo, eles inventam massagens e que denominam drenagem.
Mas pior Mari, é quando esse tipo de profissional ocupa um cargo que tem como responsabilidade ensinar, dividir e compartilhar, como o de professor por exemplo. Ele usa seu cargo de credibilidade perante os alunos e os convence que sua técnica além de ser melhor e mais eficiente que a técnica de Vodder, Leduc, Godoy e Földi, é mais fácil também. Voilà! Quer forma mais eficiente de convencer um aluno?
E dessa forma coloca todo o trabalho de um colega, que se dedicou durante meses para ensinar a técnica original, no lixo e mais, ajuda a colocar no mercado centenas de profissionais que fazem tudo, menos drenagem linfática na concepção da palavra. Simples assim.
Por isso, não adianta exigirmos respeito de outras classes profissionais se dentro da nossa classe cometemos erros imperdoáveis.

    Profa. Mariana C Negrão

    junho 18, 2013 3:22 pm Responder

    aplausos pra vc… mtos aplausos!!!!

Valéria Martins Nalin

junho 19, 2013 3:17 pm Responder

Mari, parabéns pelo seu blog, adorei seus textos sobre Drenagem Linfática, muito lucido.
Com certeza vou divulgá- lo para os alunos. E minha querida amiga Lilian é triste ver como alguns profissionais relegam e ridicularizam a estética e mais triste é saber que uma boa parte é formadora de opiniões e educadoras. Enquanto isso temos uma infinidade de profissionais sem qualificação atendendo em clinicas e pior, fazendo pós operatórios,tenho visto e ouvido absurdos.
Um grande bjo as duas e muito sucesso Mari.

    Profa. Mariana C Negrão

    junho 19, 2013 7:54 pm Responder

    Olá Valéria,
    Seja muito bem vinda!!! Fico assim coomo vc, muito triste em saber que formadores de opinião estão passando informações equivocadas para frente, por isso a ideia do blog… é voltado principalmente para estudantes, para que possam refletir e criar um senso crítico… Temos aquela ideia de que nossos professores sempre estão corretos (que deveria ser assim), mas infelizmente algs vezes isso não é verdade. Peço realmente a sua ajuda na divulgação do blog, quem sabe assim conseguimos frear um pouco essa situação e fazer os alunos pensarem e questionarem as informações.
    Conto com sua participação e ajuda!
    Mil beijos
    Mari

    lilirut

    junho 19, 2013 11:44 pm Responder

    Beijos amiga querida, você faz falta. Saudade!

Lidianny

setembro 7, 2014 7:35 pm Responder

Olá meninas, que bom poder dividir experiências e principalmente aprender e apreender cada vez mais sobre a fisiologia. Esse mundo me fascina.
Há algum tempo fiz um curso onde a professora me falou que quando forcemos realizar a drenagem na cliente, teríamos de ter o maior cuidado para não perder o contato com a pele, pois caso isso ocorresse, perderíamos o trabalho de drenagem da linfa, naquele local, até o dado momento. Gostaria muito que vocês falassem um pouco sobre isso.
Grata.

    maricnegrao81

    setembro 16, 2014 11:29 pm Responder

    ja fiz uma perola sobre isso procura na lupinha… beijocas

Comentar