Olá caçadores de Pérolas,
A pérola de hoje foi discutida num local e apresentada por uma seguidora muito querida do blog e resolvi trazer para o blog tamanha repercussão que a mesma trouxe:
A pérola: Não podemos extrair a pústula na limpeza de pele pois a pessoa pode ter embolia.
Quando você acha que já ouviu de tudo na sua vida alguém fala uma dessas. Devemos fazer o que? Internar a pessoa? drenar em centro cirúrgico? O que seria de mim? Era para eu estar morta! Fui uma adolescente que sofreu demais com acne… era para eu ter morrido então, pois na maioria das vezes eu mesma as extraia, sem nenhum critério ou norma de biossegurança…
Sejamos razoáveis. Não estamos falando de casos graves de acne, esses sim necessitam de medicação e não devem ser manipulados, e nem assim estou falando de embolia, mas estamos falando de uma pústula…
Primeiramente vamos esclarecer o que é embolia:
A embolia pulmonar (EP) ocorre como conseqüência de um trombo, formado no sistema venoso profundo, que se desprende e, atravessando as cavidades direitas do coração, obstrui a artéria pulmonar ou um de seus ramos, daí o termo adotado por muitos grupos de doença venosa tromboembólica. (Volscan, 2004)
Trombo é uma espécie de coágulo de sangue que se encontra aderido à parede de uma vaso sanguíneo, obstruindo a passagem de sangue. A obstrução pode ser parcial ou total. Quando um trombo se forma e obstrui o fluxo normal de sangue, chamamos esse evento de trombose.
Êmbolo é um trombo que se solta da parede do vaso e viaja pela corrente sanguínea. O êmbolo viaja pelo corpo até encontrar um vaso com calibre menor do que ele próprio, causando obstrução da circulação do sangue. Quando o êmbolo impacta em um vaso, damos o nome de embolia. Se o vaso obstruído estiver no cérebro, chamamos de embolia cerebral. Se for um vaso no pulmão, chamamos de embolia pulmonar.
Fatores de risco para uma embolia pulmonar:
A principal causa de embolia pulmonar são as tromboses dos membros inferiores, porém, há outros tipos de embolias:
a) Usuários de drogas injetáveis podem sofrer embolização por materiais presentes na droga. O paciente injeta uma droga não adequadamente diluída na veia e fragmentos viajam até o pulmão, funcionando exatamente como um coágulo.
b) Embolia gasosa ocorre se injetarmos ar nas veias. No sangue não há ar livre e bastam 300 ml de ar para que a embolia gasosa seja fatal.
c) Embolia gordurosa ocorre quando há fraturas de grandes ossos, como o fêmur ou ossos da pelve, com liberação da medula óssea para a corrente sanguínea. Fragmentos da medula caem na corrente sanguínea e embolizam para os pulmões. A embolia gordurosa surge geralmente 24 a 72 horas após as fraturas.
d) Embolia séptica ocorre quando pedaços de colônias de bactérias viajam pela corrente sanguínea.
O que é uma pústula?
As pústulas são elevações circunscritas da pele repletas de pus.
Pústula é uma pequena elevação da epiderme, contendo fluído turvo ou purulento (com pus). Geralmente consiste de células de defesa leucocitos típicos de processos inflamatórios, como neutrofilos, macrofagos e linfocitos, e agentes invasores mortos ou inativos. Podem ser brancos ou vermelhos
Outra definição Pápula – surge como área de eritema e edema em redor do comedão, com pequenas dimensões (até
3 mm); Pústula (ou«borbulha») – sobrepõe-se à pápula,por inflamação da mesma e conteúdo purulento (Figueiredo et al, 2011)
De modo geral podemos dividir o tratamento da acne em: profilático (cuidados higiênicos e alimentares), medicamentoso (uso de antiinflamatórios, antibióticos, cosméticos etc.), cirúrgico, terapêutico (limpeza de pele, luz pulsada e etc.) e alternativo (acupuntura, fitoterapia e etc.).
Na prática, a limpeza de pele pode ser indicada em todos os graus de acne (DRENO, 2004), pois tem ação importante no esvaziamento de lesões inflamatórias (pústulas) e principalmente nas lesões não inflamatórias (comedões abertos), evitando a evolução para pústulas (LOWNEY et al., 1964). Sem comentários né???
Procura-se, portanto, eliminar com traumas mínimos as lesões pustulosas e comedogênicas, preservando a pele normal ao redor (Alvares, 2012). A remoção dos comedões promove melhoria imediata e acentua a satisfação do paciente, pois a extração com princípios de antissepsia elimina as lesões inflamatórias da acne e reduz o grau de comprometimento clínico (TAUBAF, 2007, Alvares, 2012)
Para Kaminsky92003) Dentre os tratamentos complementares pode destacar: extração de comedões, punção ou drenagem de pústulas, nódulos e pseudocistos, infiltração intralesional com corticoesteroides em nódulos, pseudocistos e cicatrizes hipertróficas, tratamento das cicatrizes com combinação de técnicas (peelings químicos, dermabrasão, laser, excisões cirúrgicas, subincisão, preenchimento cutâneo, dentre outros), fototerapia (luz azul), laser e luz intensa pulsada.
Observei durante a pesquisa que a maioria dos artigos científicos quando se refer a limpeza de pele se limita a falar dos comedões impedindo que evoluam para pápulas e pústulas, porém não falam em embolia ou demais complicações, eu acredito que seja porque abordam o tratamento com medicações em casos onde há muitas papulas e pústulas.
O quero salientar é que é imprescindível que se procure um profissional HABILITADO e com experiência para a remoção das pústulas e que o mesmo caso ache necessário dependendo da classificação da acne, encaminhe o paciente/cliente ao dermatologista. Lembrando que estamos falando que é necessário avaliar cada caso e classificar a acne antes de qualquer tratamento. Diversos fatores estão envolvidos numa limpeza de pele, bem como o domínio de diversos conteúdos como anatomia, fisiologia, patologia, biossegurança entre outros.
Mas nós profissionais qualificados podemos extrair as pustulas tranquilos pois nao causaremos embolia nos nossos clientes.
Gostou? Aprendeu?
Mande sua pérola e ajude outras pessoas a aprenderem mais também.
Até a próxima pessoal
Referências
LOWNEY ED, Witkowski, Simons HM, Zagula ZW. Value of comedo extraction in treatment of acne vulgaris. JAMA, Chicago, v189, p.1000-2, 1964
Volschan, A et al. Diretriz de Embolia Pulmonar. Arquivos Brasileiros de Cardiologia – Volume 83, Suplemento I, Agosto 2004
DRENO B. Acne: physical treatment. Clin Dermatol, New York, v.22, p.429-33, 2004
Kaminsky A. Less common methods to treat acne. Dermatology 2003 206:68-73.
Figueiredo A, et al. EVALUATION AND TREATMENT OF ACNE PATIENTS – PART I: EPIDEMIOLOGY, ETIOPATHOGENY, CLINIC,
CLASSIFICATION, PSYCHOSOCIAL IMPACT, MYTHS AND REALITIES, DIFFERENTIAL DIAGNOSIS AND
LABORATORY STUDIES Rev Port Clin Geral 2011;27:59-65
TAUB AF. Procedural treatments for acne vulgaris. Dermatol Surg, Malden, v. 3, p.1005-26, 2007
ALVARES, D, Brega; TABORDA, V B As; ALMA, J M Acne vulgar: avanços na técnica combinada de limpeza de pele associada ao peeling ultrasônico e a fotobioestimulação com LEDs. Salusvita, Bauru, v. 31, n. 1, p. 71-80, 2012
Quer saber mais leia esse artigo incrível: http://www.scielo.br/pdf/abc/v83s1/v83s1a01.pdf
Os livros são postados toda quarta e sextas-feiras e podem levar ate´ 15 dias úteis para chegar, prazo médio informado pelos correios. Qualquer problema enviar email para cursosmarinegrao@gmail.com. Gratos Mariana e Marcio Negrão
Frete via PAC – Tempo de entrega entre 7 e 15 dias a depender dos correios.
Todos os direitos Reservados. Pérolas da Estética. Site personalizado por Girardi♥Pauly
Comentários
5
agosto 14, 2014 1:53 pm
Seria cômico se não fosse trágico! Deprimente as colocações das pessoas….
agosto 14, 2014 4:33 pm
Estava aguardando essa perola ansiosamente kkkkkk
Adorei!
agosto 14, 2014 5:32 pm
Então foi por isso q tive TVP….os médicos não acharam a causa… Vou passar pra eles agora q eu extrai uma pústula….RSRSRSRSRS
agosto 15, 2014 4:17 pm
Vc é ótima. Obrigado por mais essa aula, bjs. Sucesso sempre!!
julho 7, 2016 2:08 pm
Excelente com sempre 🙂
Estou montando material para um curso e claro que consultei o blog, super contribuiu, muito obrigadaaaaaa. Ahhh e claro coloquei a fonte nas referências #eureferencio #blogperolasdaestetica
bjaooo Mari
Comentar