maio
2015
Olá Caçadores de Pérolas,
Hoje eu proponho uma reflexão a vocês. Há algum tempo vemos a expansão do termo ” estética científica” , “estética como ciência”, “estética baseada em evidencias”, mas o que é realmente isso? Será que é isso mesmo que estamos vivendo? Será que é isso mesmo que as pessoas estão divulgando?
Todos esses termos vem da Medicina Baseada em Evidencias, um “movimento” quem vem ganhando força nas ultimas décadas e que busca aplicar na pratica clínica técnicas e terapêuticas que sejam realmente baseadas em evidencias científicas.
O que é Medicina Baseada em Evidências?
MBE se traduz pela prática da medicina em um contexto em que a experiência clínica é integrada com a capacidade de analisar criticamente e aplicar de forma racional a informação científica de forma a melhorar a qualidade da assistência médica
Veja o que Lopes diz:
” No processo de praticar MBE, que vai da identificação do problema à escolha da alternativa a ser adotada, não se pode esquecer que cada pessoa que procura cuidados médicos é um ser único, apesar de possuir características similares a diversos outros pacientes. Evidências que vêm de estudos realizados com grupos de pacientes ajudam a tomar as decisões mais acertadas, mas não podem ser desvinculadas da experiência clínica.”
A prática da medicina baseada em evidências significa a integração da experiência clínica individual com a melhor evidência externa avaliada, oriunda de revisão sistemática de pesquisas (Sacket, 1992)
Estética Baseada em Evidencias ou a tal estética científica, seria portanto a aplicação correta de recursos ao cliente, podendo estar baseado na experiência clínica, mas que essas técnicas sejam reconhecias pela ciência como realmente eficazes. De nada adianta eu escolher usar um produto X se a ciência não considera a técnica eficaz. Tudo isso é muito complexo porque para isso é necessário um amplo conhecimento de metodologia científica e de capacidade de analisar os artigos científicos de forma crítica. E na verdade para muita gente isso parece é muito chato. É chato mas é necessário.
Numa era onde algumas pessoas ainda usam revistas de beleza de banca de jornal como fonte de pesquisa para trabalhos de cursos técnicos, faculdades e etc, É extremamente complexo colocar na cabeça das pessoas que a ciência é que é o caminho. Que somente após estudos científicos é que conseguiremos melhores resultados e o respeito dos demais profissionais e dos clientes também.
Os estudos científicos são classificados em relação a sua complexidade e grau de cientificidade conforme a seguir (Veja no final do texto). Infelizmente na nossa área pouquíssimos são os artigos com metodologias adequadas e de alto nível. A maioria se baseia em casos clínicos, estudos de caso, revisões bibliográficas simples e dessa forma muitas técnicas nossas não são consideradas eficazes.
Um exemplo na fisio dermato é a Carboxiterapia, que pela medicina, não é considerada uma técnica eficaz por falta de estudos de qualidade que realmente comprovem seus benefícios, apesar de ser amplamente divulgada e utilizada por clientes e profissionais.
Infelizmente, muitos divulgam técnicas sem fundamento. Isso não é ruim por um lado, já que os clientes procuram e lotam as clinicas, professores ganham dinheiro com cursos. Mas por outro não temos garantias de resultados e a longo prazo veem os efeitos rebotes, veem as queixas de insucesso, as frustrações e os profissionais médicos muitas vezes nos encaram como charlatões e sem conhecimento. Experiência clínica é fundamental, sou super a favor disso mas evidencias científicas também são necessárias!
Os clientes querem sim o que está na mídia. O aparelho X, a técnica Y, o cosmético Z, mas até ele perceber que está jogando o dinheiro dele no lixo ou que foi iludido com propostas mirabolantes ou tratamento proposto por quem não sabia realmente o que estava fazendo. Aí ele deixa de sorrir e ser seu amigo e ameaça te processar.
Que todos nós façamos uma reflexão: Será que realmente estou praticando a tão falada estética científica? Que caminhos devemos seguir?
Abraços e até a próxima
Mariana Negrão
ESTUDOS CIENTÍFICOS
Nível 1 (o mais alto) Revisão sistemática da literatura ou metanálise: é a comparação de ensaios clínicos semelhantes feitos sobre um tratamento.
Nível 2 Ensaios clínicos randomizados com mais de mil casos: pacientes aleatoriamente divididos; um grupo recebe o tratamento e o outro é controle. Ensaios clínicos duplo-cego: nem pacientes nem cientistas sabem qual grupo recebe o tratamento pesquisado.
Nível 3 Ensaios randomizados com menos participantes (50, por exemplo).
Nível 4 Estudo caso-controle: pesquisa em que se compara dois grupos tratados de forma diferente.
Nível 5 Opinião do especialista e relatos de casos.
Referencias
Lopes, AA. Medicina Baseada em Evidências: a arte de aplicar o conhecimento científico na prática clínica. Rev Ass Med Brasil 2000; 46(3): 285-8
Sackett DL, Rosenberg WMC, Muir Gray JA, Haynes RB, Richardson WS. Evidence based medicine: what it is and what it isn’t. Br Med J 1996 January; 312(7023):71-2
Os livros são postados toda quarta e sextas-feiras e podem levar ate´ 15 dias úteis para chegar, prazo médio informado pelos correios. Qualquer problema enviar email para cursosmarinegrao@gmail.com. Gratos Mariana e Marcio Negrão
Frete via PAC – Tempo de entrega entre 7 e 15 dias a depender dos correios.
Todos os direitos Reservados. Pérolas da Estética. Site personalizado por Girardi♥Pauly
Comentários
11
maio 27, 2015 2:32 am
olá Mariana, aproveitando o tema MBE, vejo diversos profissionais (muito conceituados inclusive) realizando aplicações de kinesio taping com o objetivo de se diminuir o edema. Porém os poucos estudos existentes sobre o assunto (mas com boas metodologias) não mostram bons resultados com esse tipo de intervenção.
Gostaria de saber sua opnião sobre o assunto.
maio 27, 2015 4:10 pm
André,
Fiz o curso de Kinesio em 2013. Adorei o curso e aplico em clientes porém não há mesmo evidencia cientifica. Mas na pratica clinica eu vejo melhora sim! Infelizmente temos poucos estudos que comprovem, acaba caindo no mesmo caso da carboxi, muita gente faz mas cientificidade ainda não há! Mas eu particularmente adoro
maio 27, 2015 4:57 pm
http://search.pedro.org.au/search-results?calc_text=kinesio+taping+swelling&-find=Search
No link, 3 estudos muito bem conduzidos não mostraram diferença entre aplicar kinesio ou não para diminuição do edema.
Minha visão é de que o edema melhora pelo seu curso natural independente do uso da KT. E esses são os bons resultados da prática, melhora porque iria melhor de qualquer forma.
Agradeço sua atenção e opnião exposta Profª, abraços!
maio 27, 2015 6:54 pm
Tenho grandes amigos que trabalham com Kinesio, muitos mestres de cursos e ainda há muito a estudar, mas devo confessar que os clientes amam a tal fita.
maio 27, 2015 5:11 pm
Aliás, um dos estudos obteve melhora sim, mas quando o KT foi associado a compressão do membro. Abraços
maio 27, 2015 6:53 pm
Vamos continuar estudando e publicar! Esse é o caminho!
maio 27, 2015 6:45 pm
Mari meus parabéns, sem dúvidas um dos melhores textos que já li no Blog. Tenho visto em todos os lugares onde eu tive oportunidade de estar nesse Brasil, que o perfil do esteticista já mudou e vai continuar mudando. E quando o perfil do profissional muda o perfil da Estética também muda. Percebo nos meus cursos por exemplo, pessoas extremamente capacitadas e questionadoras, que nos cobram (com todo o direito) embasamento para tudo que estamos pregando em sala. E isso é bom por que nos impulsiona a estudar (formal e informalmente) e buscar cada vez mais bases científicas e sólidas em detrimento de nossas opiniões pessoais, principalmente quando estamos transferindo conhecimento. Acredito e respeito muito as práticas clínicas e experiência de pessoas que tem mais tempo de Estética do que eu de vida. Mas muitas vezes esses conhecimentos, se não baseados em evidências, não tem reprodutibilidade em nível mundial para qualquer realidade e não dão o respaldo que precisamos para apresentar aos nossos clientes.
maio 27, 2015 6:53 pm
Vindo de vc é um baita elogio! Esse é o caminho! estética científica só da boca para fora não vale! Seguimos juntos parceiro!
maio 29, 2015 2:00 pm
Bom dia Mariana!! Parabéns pelo seu texto e concordo com Professor Ricco Porto em relação a ser um dos melhores texto já lido.
Mari acompanho vc sempre e adoro ler o que vc escreve, porque sei que tudo vem em cima de muito esforço e estudo! E por isso me espelho em vc, e cada vez mais venho sendo critica em tudo. Principalmente em esta colaborando na orientação de futuras esteticista que estão entrando no mercado agora, e vem fazendo algumas que acaba nos prejudicando e assim vamos cada vez mais ficando desacredita no nosso trabalho!
Parabéns Mariana Negrão sou sua fã viu! Um bj
junho 5, 2015 12:33 pm
Ótimo texto.Mas como infelizmente não temos aqui no nosso país pesquisas científicas sobre as práticas estéticas apenas o que vem de fora temos que algumas vezes nos basear em nossa vivência clínica… Infelizmente. Sendo assim concordo com você que esses profissionais fazem uso de algo que eles não podem nem citá a fonte científica.
setembro 16, 2016 2:35 pm
Amei o texto! Realmente sinto muito falta dessa postura no curso. Mas Graças a Deus tem pessoas que pensam diferente. O que você diz sobre a fotografia na estética? Percebo muitos tratamentos que são acompanhados por fotografias sem padrão algum…
Comentar